Grande parte da mecânica do jogo cair em linha com um jogo de plataforma. No início do jogo único jogador regular, a adição de uma tela dividida para 2 jogadores modo versus estava à frente de seu tempo e de valor acrescentado para o título. Mais notavelmente cada robô selecionável tem suas próprias armas brancas no jogo.
A mecânica de jogo e nível de design são muito semelhantes aos ternos de assalto Valken / Cybernator, mas este jogo não é uma sequela de Cybernator como muitos usuários tendem a acreditar. Guerreiros Cybernator e Metal são jogos completamente diferentes feitos por empresas diferentes. A confusão vem do fato da Konami ser a editora de ambos os jogos para os EUA.
O jogo nomeadamente fez uso de cada um dos botões do Super Nintendo: O D-Pad moveria mech do jogador, L seria ativar power-ups, Select seria ejetar o piloto / inserir um mech, Start pausa o jogo, R seria ativar defesas, Y foi a arma básica variou, a foi a arma branca, B foi o movimento, e X foi amarrado a uma habilidade única. (Isto não foi o caso para o Drache.)
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